ID consiste na pessoa saber utilizar um editor de texto ou uma planilha eletrônica de maneira que ela lhe seja útil, ou ainda, saber usar a internet para aprender, ler, pesquisar, saber o que é e para que serve ferramentas web básicas como o Google, por exemplo. Porém não confundam pesquisar e ler com copiar e organizar textos da internet para serem entregues como trabalhos disciplinares de cursos barrelas de faculdades desqualificadas (caso verídico, tem sujeito que imprime página de site e entrega). Pesquisar envolve horas (até dias) de buscas a frente do Google e a leitura de dezenas de sites especializados para que seu ponto de vista seja formado e aprimorado. Preguiça, ignorância, Orkut, burrice e janelas do msn atrapalham um pouco este processo.
Portanto, o ID não consiste só no oferecimento de cursinhos do tipo "aqui é botão de ligar, o úoord serve para digitar textos, no ecssél você faz planilhas, e esse ezinho azul é a internet… é isso gente até amanhã, quando vamos aprender a copiar e colar”, mas sim uma forma de ensino diferenciada.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
O que é inclusão digital?
A inclusão digital é mais um passo em direção da inclusão social , funcionando como uma ponte entre o acesso à informação e a possibilidade de conseguir um emprego.
Podemos citar a educação, como um parceiro importante nessa conquista, pois a inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada. Percebe-se que educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste. Embora a ação governamental seja de suma importância, ela deve ter a participação de toda sociedade frente a necessidade premente que se tem de acesso a educação e redistribuição de renda permitindo assim acesso as TIC’s.
A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração.
Podemos citar a educação, como um parceiro importante nessa conquista, pois a inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada. Percebe-se que educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste. Embora a ação governamental seja de suma importância, ela deve ter a participação de toda sociedade frente a necessidade premente que se tem de acesso a educação e redistribuição de renda permitindo assim acesso as TIC’s.
A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração.
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