segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que é inclusão digital?

A inclusão digital é mais um passo em direção da inclusão social , funcionando como uma ponte entre o acesso à informação e a possibilidade de conseguir um emprego.
Podemos citar a educação, como um parceiro importante nessa conquista, pois a inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada. Percebe-se que educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste. Embora a ação governamental seja de suma importância, ela deve ter a participação de toda sociedade frente a necessidade premente que se tem de acesso a educação e redistribuição de renda permitindo assim acesso as TIC’s.
A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário