segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Conforme Barajas (2003), o AVA ( Ambientes Virtuais de Aprendizagem) pode ser definido como “um espaço ou uma comunidade organizada com o propósito de aprender”.
As redes de aprendizagem se caracterizam pela junção de uma ou mais pessoas com o mesmo propósito de aprendizagem pela internet. De acordo com a Professora Dr. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, existem três diferentes definições para a Educação a Distância: Educação On-line, Educação a Distância e E- Learning.
A Educação a Distância, realiza-se por diferentes meios (correspondência postal ou eletrônica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, internet, dentre outros), sendo um termo abrangente, mantém a relação de discussão de tempo e espaço (distanciamento físico) dentro o processo educacional, porém não é obrigatoriamente dentro do ambiente Internet.
Já na Educação On- line realiza-se obrigatoriamente com Internet o papel principal como meio, pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Tem como características mais enfáticas a velocidade na troca de informações, o feedback entre alunos e professores e o grau de interatividade alcançado.
E finalizando, a Educação E- Learning é o  formato de educação a distância com suporte na internet. É muito utilizado por empresas, em processos de treinamentos de funcionários e seleção de pessoal. Seu foco consiste em organizar e disponibilizar materiais didáticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário