domingo, 29 de maio de 2011

Plano de Aula

                                      MATÉRIA: Ciências
SÉRIE: 1° ano/Ensino Fundamental
CONTEÚDOS:
  • Sol (como fonte primária de energia: luz, calor; Estrelas, planetas e satélites);
  • Terra (movimentos da terra; movimento em relação ao sol: nascente e poente);
  • Relação homem e meio (As necessidades que o homem possui de conhecer o universo, a utilização do universo pelo homem).
OBJETIVO GERAL: Identificar alguns conceitos relacionados à Astronomia, compreendendo a importância do desenvolvimento tecnológico para observação e o estudo dos astros, estimulando o interesse pela observação do céu durante o dia e a noite.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Diferenciar estrelas, planetas e satélites;
·         Reconhecer características da Lua e do Sol;
·         Representar, por meio de desenhos, fatos observados e conclusões;
·         Coletar dados e levantar hipóteses;
·         Manipular materiais simples para a montagem de experimentos e modelos;
·         Trocar ideias e buscar informações, contribuindo para o conhecimento coletivo;
·         Valorizar os conhecimentos de povos antigos para explicar os fenômenos celestes.

RECURSOS:
  • Bola de isopor;
  • Lanterna;
  • Vídeo Lilo & Stitch.
METODOLOGIA:
            Primeiramente serão trabalhados em sala de aula alguns textos e atividades.

Durante as aulas de LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:  
Através do multimídia a professora fará uma leitura sobre o Sistema Solar, do site abaixo com seus alunos.
Serão trabalhadas algumas atividades e jogos nos seguintes sites:
Jogo: Ordenando os planetas
Jogo: Viagem pelo sistema solar

O dia acontece na parte iluminada pelo Sol. Na parte escura, que fica do outro lado, acontece à noite. Em algumas noites vemos a Lua e muitas estrelas no céu.
Desenhe o que você pode ver no céu:
  • Durante o dia;
  • Á noite.
Aula de Laboratório de Ciências:
Primeiramente, o professor fará uma leitura da história a seguir:

Após isso o mesmo experimento será realizado no laboratório. Para isso será necessário o uso de uma bola de isopor e de uma lanterna. A sala deverá estar escura.
A seguir os alunos serão indagados em relação aos seguintes aspectos:
O que os meninos usaram para representar a Terra?




                                                      (   ) a Terra gira em volta dela mesma.

                 ° A Terra demora 24 horas para dar uma volta completa em torno dela mesma.
                  O que acontece nesse período?
                   (  ) Um dia.
                   (  ) Uma noite.
                   (  ) Um dia e uma noite.

Na minha casa o Sol ilumina:

  • Pela manhã:
  • Á tarde:

INTERAÇÃO DO HOMEM COM O UNIVERSO
            Imaginem que vocês são astronautas a bordo de uma nave espacial e que, do espaço, vocês observam a Terra. Façam um desenho do que vocês estão vendo: os locais onde há terra, montanhas, onde há oceanos, mares e grandes rios; desenhem também os lugares onde as pessoas vivem os prédios, as casas, as lojas, sem se preocupar com as diferenças de tamanho. Agora, desenhem como vocês imaginam ser o espaço ao redor da Terra. Represente a Lua, o Sol e outras estrelas.
            Após isso, os alunos serão organizados em grupos e a partir do desenho individual, os mesmos elaborarão uma produção coletiva para serem expostos em um espaço externo da escola.
            Os desenhos individuais serão expostos em sala de aula para que sejam analisados pela turma. Muitas crianças têm a concepção de que as pessoas vivem no interior do planeta, e não em sua superfície. E no final de todas essas atividades os desenhos podem ser retomados para, então serem analisados do ponto de vista das informações corretas sobre o assunto, pois nesse primeiro momento o objetivo não é analisar erros e acertos, mas levantar os conhecimentos prévios dos alunos.
            Os alunos também assistirão ao vídeo Lilo & Stitch, da Disney. Os mesmos deverão estabelecer uma relação entre o extraterrestre apresentado no filme e sua capacidade de sobrevivência na Terra e nossa possível capacidade de sobrevivência em outros planetas.

AVALIAÇÃO: Ocorrerá através da observação em relação à compreensão que os alunos obtiveram a cerca do assunto, se são capazes de diferenciar estrelas, planetas, o dia da noite, os movimentos da terra e a forma como o homem se relaciona

O que representa o facho da lanterna?

Os meninos escureceram a sala para fazer uma experiência.

Colorir o céu com a lua e as estrelas


Escreva o nome de cada planeta:

OS DIAS E AS NOITES
            A terra também gira em volta dela mesma. Ela demora 24 horas para completar uma volta. Durante esse período, acontece o dia e a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário